Testemunho de

Memórias

A fundação do Solar da Pena remonta a meados do século XIV, ostentando na frontaria uma imponente pedra de armas, com destaque para as quinas e os cervos oferecidos pelos reis Afonso IV de Portugal e Afonso XI de Castela. Junto à quinta do Solar da Pena, passa ainda hoje aquela que era outrora a Estrada da Geira, via romana que ligava Braga a Astorga. A propriedade, com 22 hectares, está situada na margem do Rio Cávado, na freguesia de Pousada, concelho de Braga, em pleno pulmão da região dos Vinhos Verdes.

Visitar a quinta do Solar da Pena é um apelo aos sentidos e um testemunho de memórias de um local onde viajamos através de séculos de história reflectidos em detalhes que surgem nos imensos recantos da propriedade. Atualmente, encontra-se em recuperação o património edificado com destaque para a casa senhorial e a capela.
a_quinta3-min
a_quinta6-min
Respeito pela

Biodiversidade

A propriedade tem uma área de 22 hectares, estando ocupados maioritariamente com vinhas, cultura de kiwis e árvores de fruto, além da adega onde produzimos vinhos verdes de reconhecida qualidade.

Promovemos um equilíbrio natural com a natureza que habita e rodeia a quinta respeitando a flora e fauna existentes. Possuímos um dos raros exemplares da árvore seiva-barriguda existentes na Europa e a quinta é o habitat de diversas aves, raposas ou lebres e a torre da capela é o lar de uma família de mochos. Também é possível encontrar as nossas ovelhas a passearem alegremente pela propriedade.
Projetamos o

Futuro

Para a quinta do Solar da Pena está em mente um futuro projeto de restauração. Possuímos ainda outras três propriedades: Quinta da Ombra, Quinta de Moure e a Quinta das Areias onde se situa o nosso novo alojamento de Agro-Turismo.